Ferro Rodrigues trava projeto de Ventura sobre castração química

Deputado do Chega tinha avisado que iria recorrer para plenário se proposta fosse retirada.

Ferro Rodrigues trava projeto de Ventura sobre castração química

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, decidiu esta quinta-feira que o projeto do Chega, partido liderado e representado na AR por André Ventura, sobre castração química para agressores sexuais deve ser retirado da agenda do plenário de sexta-feira.

"Tendo recebido da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias a adenda ao parecer relativo ao projeto-lei, na qual se conclui que 'é entendimento da Comissão que, do ponto de vista constitucional, não preenche os requisitos para a subida a Plenário', o Presidente da Assembleia da República, após a necessária ponderação, emitiu um despacho no sentido de que fique sem efeito o seu agendamento para plenário", lê-se numa nota de Ferro Rodrigues, citada pela agência Lusa.

Recorde-se que o deputado único do Chega, André Ventura, anunciou ontem que recorreria para plenário se o presidente da Assembleia da República retirasse da ordem do dia de sexta-feira o diploma, o que veio a confirmar-se.

Para Ventura, a retirada da proposta abre "um precedente gravíssimo em democracia". "Lamento muito se nunca aconteceu, mas se o Dr. Ferro Rodrigues retirar da ordem do dia o projeto da castração química, recorreremos para o plenário e vamos fazer com que os deputados tomem uma posição", sublinhou ontem, ainda de se conhecer a decisão do presidente da Assembleia da República.

{relacionados}