Politica

António Costa vai reunir com Marcelo Rebelo de Sousa por videoconferência

Recorde-se que o primeiro-ministro testou ontem positivo ao novo cornavírus.


António Costa vai reunir-se esta quarta-feira por videoconferência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, após este ter ouvido os partidos com assento parlamentar, tendo em vista a indigitação do primeiro-ministro.

A informação foi transmitida por fonte da Presidência da República, numa altura em que o chefe de Estado está a acabar de ouvir os partidos com assento parlamentar sobre a formação do novo Governo.

O secretário-geral do PS inicou esta terça-feira um período de isolamento de sete dias por ter contraído o novo coronavírus.

O PS venceu com maioria absoluta as eleições legislativas de domingo, em que obteve 41,7% dos votos e 117 dos 230 deputados em território nacional - estando ainda por atribuir os quatro mandatos dos círculos da emigração.

Marcelo Rebelo de Sousa começou ontem a ouvir os oito partidos que conseguiram representação parlamentar nestas legislativas, por ordem crescente de representação, tendo recebido pelas 18h00 a última delegação, do PS, composta pelos dirigentes socialistas José Luís Carneiro, Ana Catarina Mendes e Duarte Cordeiro.

O artigo 187.ª da Constituição da República Portuguesa estabelece que "o primeiro-ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais".

Os comentários estão desactivados.