“Somos todos ucranianos”, diz Marcelo Rebelo de Sousa

Chefe de Estado publicou uma mensagem na página da Presidência da República. 

“Somos todos ucranianos”, diz Marcelo Rebelo de Sousa

Numa nota publicada na página da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu ao Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a intervenção feita na Assembleia da República, que dirigiu a todos os portugueses, agradecendo ainda, "na sua pessoa, ao martirizado Povo Ucraniano o exemplo que tem dado ao mundo, há quase dois meses de guerra".

O chefe de Estado agradeceu também "a coragem, a resistência, o sentido de afirmação de independência, de soberania, de unidade nacional" e aos "militares e, de modo especial, a civis, devastados pelos horrores da guerra e obrigados a abandonar a sua Pátria".

O Presidente da República recordou que Portugal esteve "desde a primeira hora" a apoiar o povo ucraniano e assegura que o estará sempre, "apoiando, nomeadamente na União Europeia, na NATO e nas Nações Unidas, e acolhendo, na tão excecional comunidade ucraniana que entre nós vive, todas e todos os que, vindos da Ucrânia, até nós queiram vir e cá ficar".

Para concluir, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que, neste momento, "em que só há lugar para a Humanidade, a Fraternidade e a Solidariedade, somos todos Ucranianos".

{relacionados}