André Ventura diz que Santos Silva não tem condições para ser presidente da AR

Declarações vêm na sequência de vídeo divulgado de Santos Silva a ter uma conversa privada com António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa

André Ventura afirmou esta quinta-feira que Augusto Santos Silva já não tem condições para continuar como presidente da Assembleia da República (AR). 

O líder do Chega considera que Santos Silva deixou de ser um "árbitro imparcial", tornando-se num porta-voz do partido Socialista (PS). 

"Augusto Santos Silva não tem nenhuma condição de continuar a ser presidente da Assembleia [da República], quando deixa de ser o árbitro imparcial entre os partidos e se torna o porta-voz do Partido Socialista, e se vangloria disso. Ele estava a vangloriar-se da conduta que tinha tido, com a anuência mais ou menos tácita do Presidente da República e do primeiro-ministro", afirmou.

Em causa estão as declarações de Santos Silva, ditas numa conversa "particular", conforme disse o próprio, num ambiente em informal, com Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, que vieram a público através de um vídeo publicado no website do jornal Observador. 

Nessas mesmas declarações, o presidente da AR comenta o "ralhete" dado ao Chega na sequência das atitudes tomadas aquando do discurso de Lula da Silva no Parlamentro e diz que "aquilo que a Iniciativa Liberal decidiu fazer [na sessão com Lula da Silva] não é nada" porque "há sempre quem faça pior".

Recorde-se que, no dia 25 de abril, o presidente brasileiro discursou na AR, tendo a Iniciativa Liberal (IL) escolhido fazer-se representar apenas pelo líder da bancada parlamentar, sem os restantes deputados. 

Ventura considera que não foram Augusto Santos Silva, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa que foram vítimas por ter sido divulgada a sua conversa privada mas sim o seu partido e a IL.

"Se [Augusto Santos Silva] puser a mão na consciência, perceberá que já não tem nenhumas condições para continuar no exercício do seu cargo e que isto só vai aumentar a conflitualidade dentro do parlamento. Enquanto Santos Silva se mantiver, o nível de conflito dentro do parlamento não vai diminuir, vai aumentar", disse.

O Grupo Parlamentar do Chega tem colado na sua porta uma fotografia de Augusto Santos Silva com uma cruz vermelha por cima onde se lê "não ao abuso de poder". 

{relacionados}