Marcelo deixa análise política para depois

Apesar do momento tenso por que passam as relações entre Belém e São Bento, Marcelo Rebelo de Sousa faz questão de deixar as comemorações do 10 de Junho fora de polémicas políticas.

Marcelo deixa análise política para depois

Como sempre tem feito desde que é Presidente da República, Marcelo vai dedicar o discurso do dia de Portugal a temas mais de desígnio nacional e menos de conjuntura. E nem o facto de estar lado a lado com o primeiro-ministro desviará o Presidente da determinação em não misturar as comemorações com a atualidade política.

Numa semana em que Presidente e primeiro-ministro estiveram fora do país, Marcelo e Costa apenas tiveram uma coincidência de agendas durante algumas horas na África do Sul. Tempo insuficiente para que pudessem ter um encontro a sós. A falta de tempo e a agenda oficial continuarão a ser o argumento ideal para que também no dia 10, no Peso da Régua, os dois  mantenham as tréguas.

Marcelo Rebelo de Sousa vai manter-se atento e empurra análises e consequências para o final de julho, data em que já prometeu um Conselho de Estado para analisar a situação política. Na mesma altura, receberá em Belém os partidos com assento parlamentar.