Termo conquistou 41,5% dos votos e tornou-se o símbolo de um dos momentos mais marcantes do ano.
Uma falha técnica numa subestação elétrica provocou um apagão que afetou semáforos, iluminação pública e várias linhas de transportes na capital francesa.
A campanha de desinformação incluiu narrativas sobre ataques cibernéticos da Rússia, anomalias atmosféricas, falhas de energia renovável e experiências governamentais
As empresas associadas da Aelec representam 45% da capacidade de geração instalada em Espanha e 78% das redes de distribuição
No Dia Mundial da Energia DECO diz que o setor continua a ser um problema para as famílias portuguesas, que se queixam, sobretudo, de faturação excessiva.
De acordo com a ERSE, o evento só poderá ser considerado excecional desde que cumpra cumulativamente quatro critérios
O que acontece quando tudo para? Quando o frigorífico deixa de funcionar, o telemóvel não carrega e os hospitais passam a depender de geradores? De lanternas a kits de emergência, estas são as lições que o apagão de 28 de abril nos deixou.
PSP foi chamada ao local na noite desta sexta-feira.
Armazenamento de energia e o desenvolvimento de uma infraestrutura adequada de transmissão são vitais para evitar apagões ligados aos períodos de ausência de geração de energia solar
Medida faz parte do processo de estabilização em curso do mercado ibérico de eletricidade (Mibel)
Prazo da entrega das empresas da declaração de rendimentos do IRC também foi prolongada.
A partir de quinta-feira a ligação é parcialmente restabelecida, mas limitada a 1.000 MW, no sentido importador
“É crucial ter uma mistura geracional diversificada e competitiva. E, para isso, é fundamental rever a tributação da energia nuclear para garantir a sua viabilidade económica e garantir a segurança do abastecimento nos próximos anos”
No contexto da guerra na Ucrânia, o universo mediático tem sido inundado com campanhas de desinformação para influenciar a opinião pública. Serviços de Informações querem esclarecer a origem da mensagem alarmista.
No rescaldo do apagão, a ministra do Ambiente e da Energia revela as pressões que o Governo tem feito para aumentar as ligações elétricas entre a Península Ibérica e o resto da Europa, bem como os investimentos que estão a ser preparados para reforçar a rede energética.
Sistema demonstrou várias falhas durante apagão na segunda-feira passada. Executivo diz que substituto terá de ser “mais robusto, fiável, resiliente e interoperável”.
“À chegada das equipas, a utente já se encontrava em situação de paragem cardiorrespiratória”, lê-se na nota.
Em causa está a notícia, avançada pela RTP, na quarta-feira, que dava conta da morte de uma mulher, de 77 anos, que estava ventilada em casa e que morreu no dia do apagão, dizendo a família que a morte se deveu devido à falta de energia.
O alerta é de Luís Mira Amaral se Espanha acabar com as centrais nucleares, criando uma maior dependência em relação às renováveis. E aponta o dedo aos Governos PS e PSD por acharem que liderávamos a transição energética sem terem feito o trabalho de casa.