Especialistas admitem que “não se prevê que num prazo médio deixe de haver utilização de numerário” e mesmo que haja mais adesão em relação aos pagamentos eletrónicos há um movimento europeu no sentido de promover maior liberdade de escolha e com isso reforçar o valor do numerário.
Situação foi denunciada ao Infarmed e à ASAE.
A maioria é sobre faturação excessiva. Para celebrar o Dia Mundial da Energia, que se celebra esta quarta-feira, a Deco, com o apoio da ERSE, lançou uma plataforma que ajuda o consumidor a poupar na conta do gás e eletricidade.
O Algarve está em situação de alerta devido à seca desde 05 de fevereiro, tendo o Governo aprovado um conjunto de medidas de restrição ao consumo, nomeadamente a redução de 15% no setor urbano, incluindo o turismo, e de 25% na agricultura.
No Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, uma das medidas que a associação sugere é que seja retomada a possibilidade de dedução dos juros do crédito à habitação própria e permanente para todos os empréstimos e repor o limite de 30%.
Associação lembra ainda que nos últimos 50 anos, os prejuízos dos consumidores têm crescido, apesar de conseguido recuperar 30 milhões de euros aos portugueses.
Para a entidade, esta forma de comunicação “continua a não ser adequada aos interesses dos consumidores”.
Preços que mais cresceram foram o iogurte líquido, o óleo alimentar e o atum posta em azeite.
Para a Deco, é essencial que o consumidor faça “um bom controlo das contas”, sob pena de começar o ano “com algumas derrapagens”.
Publicação diz ainda que “um Governo demissionário pode continuar a tomar algumas decisões de gestão de quotidiana ou de resposta a situações de necessidade”.
No Dia Mundial da Poupança, o Nascer do Sol fez uma pesquisa dos vários produtos em que pode aplicar o seu dinheiro. Uma tarefa que nem sempre é fácil.
Três meses depois de a medida de IVA zero em alguns produtos ter entrado em vigor, Deco Proteste faz balanço ao Nascer do SOL: ‘A medida, de forma isolada, não tem grande expressão’. Eugénio Rosa diz que ‘o efeito foi muito reduzido, mais propagandístico do que real’.
Propostas de soluções estão relacionadas com as áreas da alimentação, habitação, energia, comunicações eletrónicas, água e resíduos e mobilidade.
Associação tem recebido centenas de contactos de famílias com dificuldades no pagamento da sua prestação de crédito à habitação. Natália Nunes garante que sistema financeiro tem recusado pedidos de renegociação, sem dar qualquer argumento. Ainda assim, afasta um cenário idêntico ao que foi vivido durante o período da troika.
Inquérito da Euroconsumers revela que a situação económica se agravou para 60% dos portugueses. 46% diz não ter quaisquer poupanças para lidar com a crise, se esta se acentuar.
O alegado piscar de uma luz amarela no identificador da Via Verde levou a empresa a enviar centenas de emails aos consumidores para que os trocassem. As queixas multiplicam-se e utilizadores dizem que além da luz não piscar, a resolução do problema implica um novo contrato. Empresa afasta acusações e Deco alerta: “A confirmar-se esta…
Valor da fatura da água pode ter disparidades enormes mesmo entre municípios próximos. Defesa do consumidor diz que é preciso regulamento tarifário para atenuar as diferenças.