Os países europeus ainda tentam estabilizar as suas economias após os efeitos da pandemia, da crise energética e da guerra da Ucrânia causada pela invasão russa.
Para o líder do partido, os comportamentos, praticados pelo governo socialista, são “politicamente graves” e “parecem atos de gestão bastante gravosos”.
Redução da dívida leva César das Neves a falar em ‘abusos por parte do Ministério das Finanças muito correntes’. Luís Aguiar-Conraria admite ‘manobras’, mas diz que ‘não o choca’.
César das Neves aponta dedo aos sucessivos Governos e diz que ‘se o Estado está a acumular dinheiro para resolver um problema futuro e depois empresta esse dinheiro a si mesmo para o gastar, falsifica o propósito inicial’.
O técnico português recorreu das liquidações, por considerar que os valores a tributar estavam incorretos.
Qualquer que seja o futuro Governo, economistas ouvidos pelo Nascer do SOL acreditam que a ideia de ‘contas certas’ acaba com António Costa. Mas cenário poderá agravar-se caso Pedro Nuno Santos chegue ao poder, face ao aumento da despesa que se perspetiva
Apesar de ainda não haver números oficiais, os analistas estimam que a inflação, no final do ano de 2023, possa ter ficado perto dos 200%.
As negociações já demoravam vários meses.
O “consenso orçamental” permite a verdadeira escolha: que tipo de Estado queremos?
Secretária do Tesouro alertou para risco de default da dívida dos EUA. Especialistas ouvidos pelo Nascer do SOL acham pouco provável mas lembram momentos de tensão semelhantes.
Biden declarou que os congressistas republicanos estão a ameaçar um incumprimento histórico dos EUA face aos seus compromissos, “a não ser que eu concorde com todas essas noções malucas que eles têm”.
Vinte câmaras ultrapassaram os limites de endividamento em 2021.
A dívida de 19 mil milhões de euros da Ucrânia foi congelada por países como Estados Unidos, França ou Alemanha.
“Apesar dos acordos que tem feito não está a ser suficiente para atenuar os efeitos que as sanções estão a ter”, diz analista da XTB
Líder parlamentar defende que país tem de adotar novos modelos de negócio.
Dívida caiu 15% face a 2020, para 2935 milhões de euros.