Famílias que não conseguem pagar creches privadas e não têm vaga no setor público continuam à espera de respostas… e com as crianças em casa
As famílias perfeitas nem sempre ficam bem na fotografia. Mas isso não importa. Até se podem rir disso. Preocupam-se mais com o que são do que com o que querem transmitir. Vivem para si e não para os outros
Governo diz que vai apresentar em breve um diagnóstico sobre a situação do pré-escolar. Não há resposta na rede pública para a crescente procura e o setores privado e social estão pelas costuras.
Salvador Reis é neto de Carlos Sampaio Garrido, embaixador português na Hungria durante a II Guerra Mundial. O seu heroísmo, ao salvar centens de famílias de judeus, tornou-o numa das figuras mais relevantes da diplomacia portuguesa do século passado. Ainda assim, foi prejudicado mais tarde na sua vida e nunca foi devidamente reconhecido por Portugal.
Em debate, Alda Azevedo, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e Gonçalo Saraiva Matias, presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos, para ver também na Euronews.
Medidas fiscais como incentivo à natalidade: as famílias que tenham três ou mais filhos, em especial as de baixo rendimento, devem ter isenção de IRS?
“Por isso é que muitas pessoas não querem ter filhos, porque, neste momento, essa decisão é de empobrecimento”, afirma Ana Cid Gonçalves, secretária-geral da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN).
O cabaz escolar que as famílias portuguesas encontrarão este ano está 14% mais caro do que o do ano passado, avalia o KuantoKusta. Para o estudante João Pedro Correia e a encarregada de educação Ana Sacadura, a economia circular pode ser a saída.
O Instituto Nacional de Estatística, INE, anunciou numa estimativa rápida que, no 2º Trimestre de 2023, o PIB estagnou, variando 0% em cadeia (1ºT 2023: 1,6%). Estamos perante o pior resultado desde o 1º Trimestre de 2021, quando o país ainda vivia uma crise devido ao confinamento no contexto do Covid-19″, diz Nuno Melo, em…
“A maioria destas famílias receberão o apoio pela primeira vez, juntando-se assim aos beneficiários da Segurança Social que já tinham recebido em maio este apoio. De recordar que os apoios com valor mensal abaixo de 20 euros são pagos apenas semestralmente”, informa do Ministério da Habitação, num comunicado enviado às redações.
Manuel Lemos reconhece que ‘nunca houve uma requisição tão grande das famílias e dos utentes para irem para lares’, mas admite que mais do que apostar em lares é preciso investir no apoio domiciliário. E defende que o ‘Estado tem de encontrar uma forma qualquer do olhar para as políticas sociais de uma maneira equilibrada’.
“Após a receção do pedido completo, as instituições têm 10 dias úteis para comunicar aos mutuários se preenchem os requisitos de acesso à bonificação. Caso não preencham, os bancos devem indicar expressamente os motivos da não elegibilidade”, informa o ministério da Finanças, em comunicado.
O primeiro-ministro anunciou um aumento extraordinário das pensões de 3,57% que será pago a partir de julho e até ao final do ano.
O Governo disponibilizou a legislação referente ao programa Mais Habitação, que estará em consulta pública até 10 de março. Desde aumentar a oferta de imóveis para habitação ao combate à especulação, passando pelo arrendamento, saiba tudo o que está em causa.
Oposição diz que medida é insuficiente
As previsões da OCDE reviram em baixa o crescimento português para o próximo ano. Inflação também cai mas continua alta. Especialistas ouvidos pelo i lembram que as famílias são penalizadas e Marcelo fala em 2023 “muito difícil”.
Estudo estima que 62% das famílias que habitam na Área Metropolitana de Lisboa não têm acesso a habitação nas atuais condições de mercado e que as restantes correm o risco de deixar de ter.
A ação ficará terminada esta quarta-feira e abrangerá 90 pessoas, colocando assim um ponto final à primeira fase de um processo iniciado em dezembro de 2018, segundo a autarquia.
O Governo multiplicou-se em anunciar medidas, mas há silêncio em torno da TAP. Executivo remete explicações para mais tarde. Veja o que muda no orçamento das famílias e empresas.