É fácil apaixonarmo-nos por ela. Tem florestas densas e verdejantes, flores que – em uníssono – pintam um quadro de todas as cores, paisagens deslumbrantes, o mar que se mistura com a terra, uma gastronomia rica de tudo aquilo que cresce nos campos, o famoso vinho da Madeira…
Juntámos alguns amantes do nosso país para tentar saber as suas preferências a nível gastronómico, de clima ou até de atividades desportivas. Resultado? O melhor de Portugal aos seus olhos.
Um périplo muito rápido pela história da alimentação popular à boleia de três petiscos: os caracóis, o escabeche e a meia desfeita de bacalhau.
Há quase 40 anos que está ao leme do seu restaurante, apostando na simplicidade na confeção e na qualidade dos produtos. Mas Bernardo Reino é um verdadeiro apreciador de petiscos, tendo saudades dos que desaparecerem.
O restaurante do chef René Redzepi irá reabrir em 2024 como um laboratório de alimentos.
Na cerimónia da entrega das novas estrelas Michelin, que decorreu na terça-feira, em Toledo, Espanha, há mais cinco restaurantes em Portugal que passaram a constar no Guia vermelho de 2023 com uma estrela. Além disso, no próximo ano, Portugal irá organizar a sua própria gala do Guia Michelin.
Pioneira dos programas de culinária na televisão, onde chegou por acaso, tornou-se a grande referência da cozinha portuguesa e sua acérrima defensora. Em 1982 publicou Cozinha Tradicional Portuguesa – com cerca de 800 receitas, o livro de culinária mais vendido de sempre entre nós.
Se os insetos começarem a surgir nas ementas dos restaurantes e a sua presença nas prateleiras dos supermercados aumentar, mais de 65% dos portugueses não os comeriam. O consumo de insetos inteiros é aquele que mais nos assusta.
Desejando que os portugueses levem os receituários tradicionais para as suas mesas, nesta quadra festiva, António, o filho do aclamado chefe Silva, partilha quatro com os leitores do Nascer do SOL.
Contrariamente aos ensinamentos arcaicos que diziam que o lugar das mulheres é na cozinha, a verdade é que ainda são poucas as que se destacam neste área dominantemente masculina.
Poderá a comida ser uma forma de arte equiparável à pintura ou à literatura? Poderão uns filetes de pescada ser comparados a um soneto? José Bento dos Santos diz que nem todos sabem apreciar um frango de Bresse, como nem todos sabem apreciar um Rothko… Ricardo Dias Felner recorda que já houve garfadas que lhe…
Restaurante de Ljubomir Stanisic foi distinguido com uma estela Michelin.
Há mais dois espaços em Lisboa com a distinção do mais famoso guia gastronómico.
Matt Preston deliciado com a gastronomia no Algarve
Neste mês de agosto (ou noutro qualquer), podemos fazer uma experiência: apreciar Lisboa como fazem os turistas e entender o encanto da cidade.
José Avillez é um dos cozinheiros portugueses mais conhecidos a nível internacional e têm 17 restaurantes espalhados entre Lisboa, Porto e Dubai.
Além do restaurante portuense, outros locais como o Belcanto de José Avillez, a Feitoria de João Rodrigues e o restaurante Pedro Lemos também entraram no ranking dos 200 melhores restaurantes da Europa