A proposta de Américo Aguiar de uma amnistia alargada para os reclusos em 2025, foi uma iniciativa pessoal e apanhou de surpresa os seus pares na Igreja Católica. Fontes da Conferência Episcopal afirmaram ao Nascer do SOL que o assunto nem sequer foi discutido pelos bispos. Américo Aguiar diz que agiu como bispo de Setúbal…
Tolentino de Mendonça está na lista dos 22 mais prováveis para suceder ao Papa Francisco. Nomeado há apenas seis anos, o cardeal português é apontado como um dos favoritos dos 140 que terão direito de voto. O que pode ser um mau sinal, pois como diz o ditado, quem entra Papa no conclave sai cardeal.
“Alerta-se ainda para o perigo de haver pedidos fraudulentos de donativos e outros pagamentos”, diz patriarcado, que já informou autoridades. Situações semelhantes aconteceram com bispos de Coimbra e de Beja.
No ano passado, Francisco também criticou duramente a aprovação da eutanásia em Portugal.
O Ministério Público arquivou a última denúncia contra José Ornelas. No entanto, não acompanha a posição da PJ, que propôs que o denunciante fosse constituído arguido por denúncia caluniosa.
A preocupação do Papa com o suicídio entre os jovens não é nova.
Bispos debatem indemnizações às vítimas de abusos sexuais. “Sabendo que ninguém pode pagar ou anular os dramas do passado, queremos que este seja um passo importante para o reconhecimento do mal que lhes foi infligido”.
“Temos de escutar-nos mutuamente, seja com as pessoas que já estão entre nós, seja com aqueles que chegam de fora e querem viver connosco,” afirmou.
Francisco chamou o clero e os fiéis a ouvirem o “grito silencioso dos indiferentes”, incluindo os marginalizados e aqueles que sofrem.
Líder da Igreja lembra que “ventos da guerra e os fogos da violência continuam a devastar povos e nações inteiras”.
Lisboa vai abrir a primeira paróquia pessoal do país. O objetivo é dar uma resposta integral aos sem-abrigo.
Compensações financeiras às vítimas vão ser definidas caso a caso.
Uma vez votado ao insucesso na luta de classes, o marxismo infestou a sociedade de luta de género – os feminismos e os machismos deste mundo.
Carlos Moedas esteve reunido nos Paços do Concelho o presidente cessante da Fundação JMJ, cardeal Américo Aguiar, que lhe entregou o relatório de contas do evento.
Entre sexta-feira e hoje realizou-se, em Braga, o 5.º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) por ocasião dos 100 anos da sua primeira edição
Anúncio do grupo VITA ocorre no mesmo dia em que José Ornelas confirma que o tema dos abusos sexuais vai estar em foco na visita dos bispos portugueses ao Vaticano.
O bispo dirigia-se aos 200 mil peregrinos que estavam no Santuário de Fátima.
É nas cerimónias de grandes dimensões, como o 13 de Maio, que o desvio de hóstias é mais difícil de controlar pelos ministros da comunhão. O seu uso para outros fins, além de crime, leva à excomunhão.
Pároco de S. Nicolau culpa Comissão Diocesana pelo processo ‘calunioso’ a que foi sujeito.