Após proposta aprovada no congresso do partido, será possível que o líder do MPLA não seja, necessariamente, Presidente. Assim, João Lourenço evita um problema constitucional que teria mais resistência.
Do lado angolano, o presidente salientou a importância da visita não só em termos de investimentos, mas também em investimentos fora do tradicional setor petrolífero
Presidente de Angola fala na sucessão e lembra exemplo de José Eduardo dos Santos: ‘Quando o camarada Agostinho Neto morreu, o MPLA escolheu um jovem de 37 anos’.
Primeiro-ministro acredita que a visita a Angola abriu um novo ciclo na relação entre os dois países.
Primeiro-ministro está em visita oficial a Angola.
‘As relações de amizade entre Angola e Rússia apresentam perspetivas de um futuro que podem ser aprofundadas cada vez mais’, escreveu João Lourenço.
João Lourenço foi recebido na Casa Branca por Joe Biden, com infraestruturas e a paz em África na agenda.
Proposta teve votos contra da bancada do MPLA, que tem a maioria, e a abstenção dos deputados do PRS.
Golpes de Estado, em particular no Sahel, ‘criam um terreno fértil para a subversão e para a fragilização das democracias recentes no nosso continente’.
Oposição considera que o Presidente “subverteu o processo democrático”.
Presidente de Angola deverá aproveitar viagem privada para agradecer às autoridades espanholas o tratamento do caso da entrega dos restos mortais de José Eduardo dos Santos.
Contudo, neste ato eleitoral foi registada uma taxa de abstenção de 55,18%.
Em Angola diz-se que ‘Ti Célito’ poderá ser a solução para desbloquear o impasse entre o MPLA e a UNITA. O partido do Governo reclama vitória, enquanto o ‘Galo Negro’ diz que os resultados foram falseados. Conseguirá Marcelo juntar João Lourenço e Adalberto Costa Júnior para fazerem as pazes eleitorais?
O partido de João Lourenço tem a vitória mais curta de sempre. E a UNITA teve vitória esmagadora em Luanda.
João Lourenço foi reeleito Presidente de Angola, mas o partido de Adalberto Costa Júnior não acredita no resultado das eleições. Em Luanda, a UNITA conseguiu uma vitória estrondosa.
Cerca de 14 milhões de angolanos vão às urnas escolher um novo Presidente e a configuração da Assembleia Nacional. O MPLA, que governa o país desde 1975, pede mais um voto de confiança. A UNITA apela aos eleitores para não terem “medo da alternância”.
Há anos que não se via debate assim em Angola. Deve haver mais dinheiro do petróleo, mas o preço global dos alimentos também aumentou.
Costa Júnior desafiou o Presidente para um debate, após a revolta de “motoboys” contra o MPLA.
O regresso de José Eduardo dos Santos a Luanda e a manifestação de milhares de afectos à UNITA deixam partido do poder em tensão.