A ideia é investir 20 milhões por ano e irá adquirir imóveis para os associados que não tiverem condições financeiras para adquirir o imóvel ou no caso de não terem o capital necessário para darem ‘entrada’ e arrendá-los.
No final de junho, o Montepio contava com 226 balcões, menos 10 face a igual período do ano passado. Já o número de trabalhadores do grupo caiu de 3.119 para 2.994.
Os lucros das seguradoras (Lusitania e Lusitania Vida) mais do que triplicaram para 17 milhões e 17,9 milhões de euros respetivamente. Já o lucro do Banco Montepio caiu 15,9% para 28,4 milhões de euros.
A instituição financeira liderada por Pedro Leitão lembra que “este resultado compara com 35,3 milhões de euros, apurado no primeiro trimestre de 2023, o qual havia beneficiado da recuperação extraordinária de imparidades na sequência da liquidação não recorrente de exposições relevantes”.
Sabe qual é o mais antigo banco do nosso país, autorizado por carta régia de D. Maria II, em 1844? E do mundo? O nosso jornal foi à procura e dá-lhe conta das origens e evolução destas instituições.
Já as comissões líquidas subiram 5,4% para 127 milhões de euros.
Economistas ouvidos pelo Nascer do SOL dizem que liquidez da Associação Mutualista Montepio Geral está dependente ‘de novas entradas de dinheiro por parte de novos associados e das renovações dos produtos que se vencem’.
O apoio às famílias portuguesas abrangeu mais de 9 mil contratos de crédito à habitação.
De acordo com as estruturas sindicais MAIS, o SBC e o SBN, dos 233 trabalhares apenas oito pertencem aos quadros do BEM.
No ano passado foram encerrados 15 balcões, passando a deter 239 balcões em Portugal. Já o número de trabalhadores foi reduzido em 72 pessoas, contando com um quadro de pessoal com 3406 pessoas.
BCP apresentou lucros de 97 milhões, BPI aumentou resultados para 286 milhões e Montepio atingiu os 23,9 milhões até setembro.
Resultado melhorou um milhão de euros em relação ao período homólogo. Número de associados também cresceu.
As comissões líquidas atingiram 30,7 milhões, “superiores em 3,7 milhões às relevadas no período homólogo de 2021 ao beneficiarem dos maiores proveitos com comissões de mercado, com serviços de pagamento, com operações de crédito e com a manutenção e gestão de contas”.
Um dos nomes eleitos poderá sofrer entraves por parte do Banco de Portugal. Isabel Silva poderá não cumprir os requisitos de idoneidade, nem dos anos de experiência exigidos.
Nova administração do banco passa de 17 para 12 membros, sete mulheres e cinco homens.
Ao todo, serão 117 apartamentos e 192 lugares de estacionamento, destinados maioritariamente ao mercado de arrendamento.
Na última sessão foram contados 32 votos quando só podiam existir 30. Mal-estar levou Vítor Melícias a demitir-se de presidente da Mesa Assembleia de Representantes. Nova votação está marcada para dia 31.
Foram fechados 37 balcões e saíram 243 colaboradores. Custos operacionais caíram 4,8% no ano passado.
Por um montante total de 3.734.000€.