Uma exposição na Gulbenkian coloca lado a lado dois pintores de Veneza com estilos e fortunas muito diferentes. Veneza em Festa reúne diferentes ‘postais’ e até sons da cidade – só lhe falta o cheiro.
A obra “Curiosités” foi arrematada por 220,5 mil euros.
Executado em 1644, entrada já a segunda metade da carreira do grande pintor espanhol (ativo de c. 1618 a 1660), o retrato impressiona pela serena mestria e pelo aristocrático bom gosto
O interior, como é habitual neste tipo de lojas, estava atravancado com móveis antiquados, alguns de gosto mais que duvidoso. O cheiro a mofo não engana.
O quadro “Meadow” de Paula Rego foi vendido por 2,5 milhões de euros, no leilão da Sotheby’s em Londres. Pintado em 1996, fala sobre poder, desejo e desafia a condição feminina, tal como muitas outras obras da artista
O contraste entre as celebrações alemãs dos 250 anos do nascimento de Friedrich e a comemoração do 5.º centenário do nascimento de Camões é gritante. O que há, afinal, que se veja?
Esta terá sido realizada por volta de 1510. Em 1995, quando foi roubada num assalto que ficou muito famoso na época, a família que a detinha ofereceu uma recompensa de 100 mil libras.
Valor de compra da obra ficou ainda longe do recorde para a artista nascida em Lisboa.
De acordo com o The New York Times, o pintor morreu vítima de um linfoma
Há precisamente 150 anos, um grupo de pintores malcomportados deu o corpo às balas e fez uma exposição que marcou um ponto de rotura na forma de fazer, mostrar e ver a arte.
O queixo proeminente era quase uma imagem de marca dos Habsburgos, provocada pelos casamentos em família.
O quadro de Maastricht, intitulado Tête de paysanne à la coiffe blanche, foi vendido por 4,5 milhões de euros para um museu fora da União Europeia.
Encontrado também quadro de Marc Chagall.
O leilão de 1 de fevereiro perfilava-se como um dos momentos altos do mercado em 2024
Há uma expressão para quem vive obcecado pelo amarelo: xanthopsia. É mais do que uma expressão, é um defeito visual provocado pelo excesso de digoxina, um medicamento para quem sofre de problemas cardíacos. Mas os amarelos de Van Gogh vão muito para lá da prática e entram pelos portões abertos da filosofia.
Paralelamente, o museu lisboeta exibirá na Galeria de Pintura Europeia, e também até 30 de março de 2024, a tela O Bom Pastor, de Bartolomé Esteban Murillo, emprestada pelo Museu do Prado, em Madrid
Nos fins de semana, a galeria ganhará vida com os concertos de Fernando Tordo, que acontecerão naquele espaço, com as obras de arte servindo como cenário.
No verão de 2022, o Louvre já tinha dedicado uma exposição aos chamados Primitivos Portugueses, também ela promovida por Phillipe Mendes.
Aos 33 anos, a ativista dos direitos humanos, cronista e pintora dá a cara por uma petição da Justice Initiative que já conta com mais de 500 mil assinaturas.