Pedro Nuno Santos e João Leão aceitaram as condições de Christine Ourmières-Widener de manter funções noutras empresas. A aceitação está estampada no contrato da gestora e foi tema na Comissão de Inquérito da AR.
Os associados do SNPVAC aprovaram em novembro do ano passado, em AG de emergência, o novo AE da TAP
Em causa estão funções em pelo menos mais três empresas, alega a defesa da companhia aérea na contestação à ação movida pela gestora francesa.
A TAP opera hoje com menos aviões e dispõe de menos slots no aeroporto de Lisboa face a 2019, devido às imposições do Plano de Reestruturação definido pela Comissão Europeia, a que a Companhia está ainda sujeita até 2025.
No segmento de baixo custo (‘low-cost’), com uma classificação separada, a companhia aérea mais segura para 2024 é a Jetstar, entre 20 avaliadas, seguindo-se a easyJet e a Ryanair.
O Aeroporto de Lisboa foi considerado novamente um dos piores do mundo. E não é para menos. Tanto nas partidas como nas chegadas, tem havido filas intermináveis, com muitos passageiros a ficarem em terra.
Como se pode insistir numa infraestrutura aeroportuária quando se sabe que o hub de Lisboa depende em 50% dos slots da TAP, cujo futuro é ainda desconhecido?
CEO diz que Estado poderá ter de vender a TAP por um valor mais baixo do que aconteceria se existisse um plano estratégico para os aeroportos nacionais definido.
Companhia tinha referido que a saída de Alexandra Reis resultava de um pedido de renúncia da própria.
Maioria socialista foi suficiente para viabilizar a aprovação na generalidade da proposta do Orçamento do Estado. Aumento do IUC no olho do furacão, levou PSD a avançar com proposta.
Após o veto ao diploma da TAP, o primeiro-ministro garantiu que esclareceria as dúvidas presidenciais.
Nuno Melo considera que o negócio “constitui mais um golpe dado aos contribuintes portugueses numa altura de grandes dificuldades financeiras”.
“Uma privatização bem-sucedida e transparente da TAP SA, que assegure objetivos estratégicos para Portugal, como a manutenção do hub de Lisboa, e que possa fazer da TAP um player ainda mais relevante da aviação mundial é o que o SPAC sempre tem defendido. Esperamos que seja isso que venha a acontecer”.
Na segunda-feira, o primeiro-ministro garantiu no parlamento que, se o ‘hub’ de Lisboa e a “função estratégica” da TAP não forem assegurados, a privatização da companhia aérea não avançará.
Primeiro-ministro assegurou aumento máximo de 25 euros do IUC este ano e em 2025.
Chefe de Estado lembra que já tinham sido pedidos esclarecimentos complementares, mas que há três questões que “infelizmente” não ficaram claras nas respostas do Governo.
Portugal tem turistas em excesso? Vera Gouveia Barros defende levar turistas para fora das grandes cidades. Bernardo Trindade, presidente da Associação de Hotelaria de Portugal afirma que temos turistas a menos. Em debate ainda o novo aeroporto da Portela e a privatização da TAP.
Portugal tem turistas em excesso? Vera Gouveia Barros, economista, admite que sim. Bernardo Trindade, presidente da Associação de Hotelaria de Portugal, afirma que temos turistas a menos