António Costa fez hoje uma das intervenções mais aplaudidas na Convenção "Novo Rumo para Portugal" do PS, na antiga Feira Internacional de Lisboa (FIL).
O dirigente socialista referiu-se ao Conselho de Ministros extraordinário de hoje, dizendo que os portugueses esperavam que tivessem uma boa notícia, que a ‘troika' ia embora, e uma má notícia, que o Governo continuava.
"Infelizmente, só tivemos uma má notícia: Com a identidade ideológica entre o Governo e a ‘troika', com ‘troika' cá ou com ‘troika' lá, a política vai ser a mesma, porque é a política do PDS/CDS", afirmou.
Depois, o presidente da Câmara de Lisboa pôs à plateia a rir ao procurar ilustrar a realidade do Governo com um anúncio publicitário em que entra o jogador de futebol Cristiano Ronaldo e a actriz Rita Blanco, a Dona Inércia.
"Longe do virtuosismo de Cristiano Ronaldo, este é mesmo o Governo da Dona Inércia. Por ser o Governo da Dona Inércia, é que só se preocupa com a taxa de juro, julgando como a pobre da Dona Inércia que, tendo a mesmo taxa de juro do Ronaldo, ganha o mesmo que o Ronaldo", apontou.
António Costa contrapôs que Portugal é um país "de gente que trabalha e que não está aqui para viver da riqueza das taxas de juro".
"O caminho é investir e trabalhar", acrescentou, recebendo uma prolongada ovação.
Lusa/SOL