De acordo com a associação que representa o setor, “este é o valor mais baixo, da percentagem de variação homóloga, dos últimos 30 meses, o que demonstra uma clara tendência de desaceleração do mercado”, diz a ACAP.
Já em termos acumulados, nos quatro primeiros meses do ano foram vendidos em Portugal 86.725 veículos automóveis, o que representou uma variação homóloga positiva de 21,2%.
O mercado de veículos ligeiros (ligeiros de passageiros mais comerciais ligeiros), em abril evidenciou um crescimento de 6,7% relativamente a igual mês do ano anterior, ascendendo a um total de 18.578 veículos. Nos quatro primeiros meses de 2016, o mercado fixou-se em 85.073 unidades, o que correspondeu um crescimento homólogo de 21%.
Renault é a marca mais vendida nos ligeiros
A marca Renault continua a ser a mais vendida no mercado nacional. Só no mês de abril foram vendidos 1890 veículos desta marca. O segundo lugar da tabela é ocupado pela Peugeot com 1445 veículos comercializados, mas com uma queda de 4,5% face ao período homólogo. Já a Volkswagen ocupa o terceiro lugar do ranking, mas registou uma queda de 4,4% face a igual período do ano passado.
Já em relação aos veículos comerciais ligeiros foram vendidos 2.594 em abril, o que representou um crescimento de 8,4%. Nos primeiros quatro meses do ano,este mercado ascendeu a 10.661 veículos, o que representou um aumento de 17,4% face ao período homólogo do ano anterior.
Quanto ao mercado de veículos pesados de passageiros e de mercadorias, em abril de 2016 verificou-se um acréscimo de 24,1% em relação ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido comercializados 340 veículos desta categoria.
Nos quatro primeiros meses de 2016 as vendas situaram-se nas 1.652 unidades, o que representou um acréscimo do mercado de 35,1% relativamente ao período homólogo de 2015