Hamas já aprovou primeira fase do acordo para tréguas

O Hamas já terá aprovado a primeira fase do acordo de cessar-fogo e libertação de reféns.

De acordo com uma fonte do grupo, citada pelos meios de comunicação israelitas, o Hamas recebeu a garantia dos Estados Unidos da América (EUA), de que, no final de todas as fases previstas no acordo, haverá uma retirada das tropas de Israel da Faixa de Gaza.

Esta garantia norte-americana, foi comunicada pelos mediadores do Egito e do Catar, que estão a receber, este sábado, uma delegação do grupo, em Cairo.

Conforme avança o ‘Times of Israel’, prevê-se que este acordo venha acompanhado de uma promessa, apoiada pelos EUA, de que Israel não vai prosseguir com a operação militar em Rafah, no sul do enclave palestiniano.

Já o jornal saudita, Asharq, avança que o acordo está muito próximo, e que a resposta do Hamas será divulgada nas próximas horas.

Telavive, apesar da negociação das tréguas, pretende ainda avançar com a ofensiva ao sul da cidade, tendo já emitido um ultimato ao Hamas: Caso não haja acordo no prazo de uma semana, Israel irá avançar sobre Rafah.

Apesra desta garantia, os EUA já se demonstraram contra esta iniciativa, não apoiando uma ofensiva na cidade sem um plano de evacuação de reféns.