O ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben Gvir, disse, esta quarta-feira, que o seu partido – Otzma Yehudir – vai abandonar a coligação governamental até conhecer mais pormenores sobre a proposta de cessar-fogo com o Hamas.
O governante defende que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Natanyahu, deve revelar os pormenores da proposta de cessar-fogo, e de entrega de reféns, apresentada, na semana passada, pelo presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden.
Na rede social X, o ministro da Segurança Nacional afirmou que: “Enquanto o primeiro-ministro continuar a esconder os detalhes do acordo, o Otzma Yehudit irá interromper a coligação”.
Os restantes deputados, que integram o partido Otzma Yehudir, e Itamar Ben Gvir já disseram que não irão aceitar um acordo com o Hamas, que passe pela troca de reféns em troca pelo final do conflito.
Na semana passada, foi apresentada uma proposta, pelos EUA, divida em três fases, e que prevê um cessar-fogo em Gaza, bem como a retirada das tropas israelitas, a libertação de alguns reféns palestinianos e israelitas.