AR. Requerimento para ouvir Costa e Galamba chumbado

No final da votação, o deputado do Chega Filipe Melo anunciou que o partido vai avançar com um requerimento potestativo para forçar a audição dos dois ex-governantes

O requerimento do Chega para ouvir na Assembleia da República (AR) o ex-primeiro-ministro, António Costa, e o ex-ministro João Galamba, sobre a demissão da ex-presidente executiva da TAP, foi ‘chumbado’ esta quarta-feira.

O requerimento foi votado pelos deputados da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação e contou com os votos a favor do Chega e da Iniciativa Liberal e a abstenção do PAN e os votos contra de PS e PSD.

No final da votação, o deputado do Chega Filipe Melo anunciou que o partido vai avançar com um requerimento potestativo para forçar a audição dos dois ex-governantes, que será enviado à comissão esta tarde.

Na semana passada, o Chega anunciou que ia propor a audição na AR do ex-primeiro-ministro António Costa, após a CNN Portugal ter divulgado uma escuta da operação Influencer, de 5 de março do ano passado.

Nesta, António Costa terá dito ao ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, que Christine Ourmières-Widener teria de sair da liderança da TAP por razões políticas. A saída seria uma forma de conter eventuais danos para o Governo.