Conclave. A posição dos 22 papáveis sobre temas fraturantes

.

Além do perfil de cada um dos cardeais ‘papáveis’, o site  ‘Colégio dos Cardeais’ lança dez ‘questões-chave’ e a posição de cada um. Sobre polémicas como a bênção de casais do mesmo sexo, comunhão de recasados, ordenação de diaconisas ou celibato dos padres, é publicada a posição de cada um dos cardeais. Tolentino de Mendonça aparece como um dos mais liberais, apesar de na maioria dos casos não ser pública a sua opinião

Diaconisas 

Ao longo do pontificado do Papa Francisco, tem sido discutida a possibilidade da ordenação de mulheres como diaconisas. Aprincipal crítica  feita pelos mais conservadores é que este pode ser  um passo crucial para permitir a ordenação de mulheres como padres. Embora Francisco tenha rejeitado  essa possibilidade. A posição de Tolentino é considerada ‘ambígua’, uma vez que apenas ‘está alinhado com a posição da Igreja’.

A favor 0
Contra 13
Ambíguo 5
Não se sabe 4

Homosexuais

A declaração do Vaticano Fiducia Supplicans, permitiu pela primeira vez que os padres oferecessem bênçãos ‘espontâneas’ não litúrgicas a casais do mesmo sexo. Os críticos denunciaram uma grande mudança doutrinária. A Fiducia Supplicans causou uma controvérsia generalizada especialmente em África onde a grande maioria dos bispos a rejeitaram. O site diz desconhecer a posição de Tolentino.

A favor 2
Contra 9
não se sabe 8
Ambíguo 3

Celibato dos padres

Não é uma discussão nova mas tem crescido nas últimas décadas. Os escândalos dos abusos vieram agudizar a polémica. É ainda apontado como uma solução para a crise de vocações. Os defensores da regra obrigatória, defendem que permite que os padres se dediquem totalmente a Deus. O Papa Francisco sugeriu que não é uma questão fechada. A posição de Tolentino é ‘ambígua’, pois ‘apoia o debate em curso’. 

A favor 1
Contra 10
Ambíguo 6
não se sabe 5

Missas em Latim

Em 2021, o Papa Francisco impôs restrições à celebração da missa celebrada antes do Concílio Vaticano II.  O Papa Francisco insistiu que as restrições eram necessárias para promover a unidade na Igreja. O seu objetivo final é ter apenas uma forma do rito latino, o novus ordo introduzido em 1970. Em relação a esta questão, o  site sobre o perfil dos cardeais diz desconhecer a posição de Tolentino.

A favor 3
Contra 7
ambíguo 5
não se sabe 7

Questão alemã

O Caminho Sinodal 2019-2023 da Igreja Católica na Alemanha foi realizado em resposta à crise dos abusos sexuais. Apesar dos repetidos avisos do Vaticano, o processo avançou. Concluiu com resoluções que apelavam a mudanças em questões como bênçãos entre pessoas do mesmo sexo, ordenação de diaconisas e revisão dos ensinamentos sobre homossexualidade e ética sexual. Também aqui há nada sobre o que pensa o cardeal português.

A favor 1
Contra 10
Ambíguo 1
Não se sabe 10

Comunhão recasados

Na exortação Amoris Laetitia, o Papa Francisco permitiu que católicos divorciados e civilmente recasados recebessem a Comunhão numa base caso a caso, sob certas circunstâncias e após um período de discernimento. Os apoiantes consideraram a mudança inclusiva e pastoralmente necessária; os críticos, acham potencialmente contraditória com o ensino sobre a indissolubilidade do casamento. Tolentino é a favor.

A favor 6
Contra 8
Ambíguo 2
Não se sabe 6

Humanae Vitae

Na encíclica Humanae Vitae, o Papa Paulo VI, de 1968, reafirmou o ensinamento da Igreja Católica sobre o uso de contracetivos como «intrinsecamente maus». O Papa Francisco tem tido uma abordagem mais flexível. Alguns teólogos, incluindo os líderes da Academia Pontifícia para a Vida, insinuaram que o ensinamento não é infalível suscitando debates acesos. O que pensa o cardeal Tolentino sobre este tema é para os autores do site uma incógnita.

A favor 2
Contra 10
Ambíguo 1
Não se sabe 9

Mudanças Climáticas

Em 2015, o Papa Francisco dedicou a sua encíclica Laudato Si’ ao cuidado do Ambiente. Embora muitos líderes da Igreja tenham feito eco das suas preocupações, outros dizem que a ênfase ultrapassa o âmbito religioso da Igreja, questionam as soluções do Papa e duvidam da ciência das alterações climáticas. O Papa considera esta preocupação uma obrigação moral e ética ligada à criação de Deus. Não se encontrou a posição de Tolentino.

A favor 8
Contra 3
Ambíguo 1
Não se sabe 10

Igreja Sinodal

O Papa Francisco apresenta a sinodalidade como um elemento central para a renovação e o futuro da Igreja Católica, uma forma de caminhar em conjunto, de ouvir, de discernir em colaboração e de ser mais participativo e inclusivo. Os críticos, no entanto, dizem que o conceito é vago, mina a estrutura hierárquica da Igreja, excluiu grupos conservadores. O Cardeal Tolentino é a favor. 

A favor 10
Contra 4
Ambíguo 5
Não se sabe 3

Acordos com a China

Em 2018, o Vaticano assinou um acordo secreto com o Partido Comunista Chinês sobre a nomeação de bispos com o objetivo de resolver as divisões e melhorar as relações da Igreja com Pequim, mas foi amplamente criticado por comprometer a liberdade religiosa, ‘vender’ os católicos chineses e não proteger adequadamente os católicos clandestinos. A posição de Tolentino não é conhecida

A favor 3
Contra 3
Ambíguo 1
Não se sabe 15