Bancada do PS muda de líder

Se António Costa vencer as primárias para primeiro-ministro, a liderança parlamentar de Alberto Martins pode não sobreviver até ao congresso. Apoiante ferrenho de Seguro, Martins colocou-se ao lado do secretário-geral, contra a maioria do grupo parlamentar, no projecto de redução de deputados. “É quase impossível que permaneça no lugar depois disso”, diz ao SOL um…

Bancada do PS muda de líder

Alberto Martins diz que só depois de domingo decide o que fazer, se Seguro perder as primárias: “Ainda não pensei sobre isso. Não quero colocar hipóteses, estamos todos à procura da vitória”, declara ao SOL.

Além de ter assinado o projecto de redução de deputados – que Costa já disse que deixa cair se for eleito nas primárias de domingo – o actual líder da bancada cometeu, aos olhos das alas costista e socrática, um outro pecado: fê-lo ao arrepio do que era a sua própria convicção, quando o PSD apresentou há poucos anos um projecto para reduzir deputados.

Com a discussão do Orçamento do Estado pela frente, Costa, que ao contrário de Seguro não é deputado, quererá ter a bancada afinada. Mudando a direcção parlamentar terá mais garantias de que os deputados da área de finanças (seus apoiantes) ficarão em linha com o líder na Assembleia da República.

Lacão ou Ana Catarina?

Vários nomes surgem com hipóteses de substituir Alberto Martins. “A primeira questão a decidir é se prefere um deputado com peso ou aproveita para dar protagonismo a uma geração mais nova”, diz um costista. No primeiro caso há um nome que aparece como o mais forte: Jorge Lacão. O ex-ministro dos Assuntos Parlamentares de Sócrates e líder parlamentar no tempo de Guterres tem um problema: “Escolhê-lo é dar um sinal de regresso ao passado”, segundo um ex-dirigente do PS.

A alternativa é Ana Catarina Mendes. A directora de campanha de Costa somou pontos ao vencer de forma inesperada as eleições na federação distrital de Setúbal, permitindo a Costa tomar a dianteira na campanha das primárias. Vai fazer 20 anos como deputada. “Está na altura de dar o salto”, defende um companheiro de bancada.

Pedro Marques é também hipótese. A favor do ex-secretário de Estado de Vieira da Silva joga a idade e os conhecimentos na área económica.

manuel.a.magalhaes@sol.pt