Costa e Cavaco falam amanhã

António Costa vai ser recebido pelo Presidente da República esta sexta-feira de manhã. Fonte oficial de Belém não esclarece de quem partiu a iniciativa do encontro e fala apenas numa “convergência de vontades” para uma conversa.

Costa e Cavaco falam amanhã

Contactada pelo SOL, a Presidência recusa avançar que temas estarão em cima da mesa ou se haverá declarações à saída do encontro: "Não damos informação sobre agenda", refere fonte de Belém, acrescentando que dependerá de Costa falar ou não aos jornalistas após a conversa com Cavaco.

O Orçamento do Estado e a reforma do sistema político são temas que poderão estar no centro desta conversa entre o recém-eleito líder do PS e o Presidente da República.

Recorde-se que Cavaco usou o discurso do 5 de Outubro para deixar um apelo claro aos consensos: "Quem não for capaz de alcançar os compromissos (…) poderá alcançar o poder, mas dificilmente terá a garantia de o exercer por muito tempo".

Na altura, o Presidente sublinhou a necessidade de "entendimentos partidários de curto e médio prazo" e apontou como urgente a reforma do sistema político-partidário, de forma a aproximar eleitores e eleitos.

A cinco dias da entrega do Orçamento do Estado (OE) no Parlamento e estando por definir o sentido de voto dos socialistas, esse será um ponto que não deverá falhar na agenda.

É que, apesar de o Público ter chegado a dar como certo um chumbo socialista ao OE, a posição de Costa ainda não é conhecida.

Contactado pelo SOL, fonte próxima de António Costa recusa avançar mais detalhes sobre o encontro ou a sua agenda, limitando-se a responder o líder do PS "irá sozinho" à reunião com o Presidente.

margarida.davim@sol.pt 

* com Sónia Cerdeira