Separação de poderes está a funcionar

As prisões de altos funcionários públicos por suspeita de corrupção na passagem de vistos gold suscita, para já, os seguintes comentários:

1.    Os vistos gold ficam definitivamente sob suspeita, talvez feridos de morte. E é pena, porque era uma boa ideia. Do mesmo modo, Paulo Portas, que fez deles uma grande bandeira de propaganda, é atingido. Não mortalmente, como é óbvio, mas tem de se defender (quando a sua grande arma é o ataque).

2.    Os ministros Miguel Macedo e Paula Teixeira da Cruz ficam em situação incómoda, porque pessoas da sua confiança estão a partir de agora sob suspeita. Ninguém suspeita da seriedade dos ministros – mas, para eles, isto é muitíssimo desagradável.

3.    A boa notícia é que a justiça funciona. Mesmo em relação a funcionários dependentes dos ministros que tutelam as polícias e a investigação criminal, esta processou-se sem interferências. Assim, todos sabemos que a separação de poderes em Portugal funciona mesmo. A política não atropela a justiça – e esta é verdadeiramente independente.

jas@sol.pt