Politica

Sampaio da Nóvoa vai ter apoio de Eanes, Sampaio e Soares

António Sampaio da Nóvoa vai mesmo ter o apoio dos três ex-Presidentes da República. O SOL sabe que Ramalho Eanes vai declarar que apoia a candidatura do ex-reitor da Universidade de Lisboa e que também Jorge Sampaio o fará, a breve prazo. Até agora, só Mário Soares manifestou em público a vontade de ver Nóvoa como Presidente em Belém.

Ao contrário de Soares, que deverá marcar presença na cerimónia pública da candidatura, que terá lugar na semana imediata à comemoração do 25 de Abril, o apoio de Ramalho Eanes será concretizado posteriormente, num acto isolado, sabe o SOL.

Quanto a Jorge Sampaio, que tinha sinalizado que apenas interviria nas presidenciais após as legislativas, não marcará também presença na cerimónia pública, que acontecerá entre os dias 27 e 29. Mas terá já decido antecipar o apoio a Nóvoa, levando em conta a convergência socialista para a candidatura do ex-reitor da Universidade de Lisboa, após o anúncio da desistência de António Guterres. Há quinze dias, Jorge Sampaio tinha dito ao Expresso que “há um tempo próprio para tudo e também para uma eventual declaração de apoio público a candidatos presidenciais: este momento ainda não chegou e não parece provável nos próximos meses”. Agora, Sampaio já admite manifestar o seu apoio, “se for caso disso, daqui a 20 dias ou dois meses”, mas ainda antes das legislativas - apurou o SOL junto do ex-PR.

* com Ricardo Rego

manuel.a.magalhaes@sol.pt

Leia mais na edição em papel do SOL, já nas bancas