Capucho, o convidado inesperado de Costa

António Capucho é a surpresa de última hora da sessão de abertura da convenção nacional do PS que, hoje e amanhã, servirá para discutir e aprovar o programa eleitoral do PS. O ex-social-democrata, que fundou o partido com Sá Carneiro, ocupou vários cargos partidários de relevo e teve funções governativas. Foi expulso o ano passado,…

Capucho, o convidado inesperado de Costa

Capucho fala hoje às 22h, perante cerca de 2 mil socialistas no Coliseu dos Recreios. Não é a primeira vez que se junta ao PS, pois nas últimas eleições europeias apoiou a lista de Francisco Assis. No pequeno almoço surpresa em que apareceu ao lado do cabeça-de-lista socialista, Capucho prometeu "evidentemente" votar no PS.

Esta noite, a lista de oradores da convenção inclui ainda Maria de Belém, a ex-presidente do PS na liderança de António José Seguro, e que é pretendida pelo sector segurista para concorrer às eleições presidenciais. Outra surpresa, revelada depois do programa da convenção.

O líder do PS, António Costa, fará hoje uma curta intervenção, passando depois a palavra a cada um dos convidados. O ex-ministro da saúde Correia de Campos, Marcos Perestrello, líder da maior federação socialista (FAUL), o economista Mário Centeno, coordenador do grupo que elaborou o quadro macro-económico, base do programa do PS, António Vitorino e João Tiago Silveira, que está à frente do Gabinete de Estudos, são os oradores que se seguem. 

Depois, no painel dedicado ao tema 'Rendimento e Coesão' intervém Rosário Gama, dirigente do PS e presidente da Apre, associação de defesa dos reformados. Uma crítica da redução da Taxa Social Única (TSU), inscrita no programa socialista, que poderá revelar-se uma das vozes menos alinhadas deste encontro. 

A noite terminará com um debate sobre 'Investimento e Inovação', coordenado por Pedro Nuno Santos, com intervenção de outro economista que colaborou nas bases do programa do PS, o professor da Universidade do Minho Manuel Caldeira Cabral.

manuel.a.magalhaes@sol.pt