PSD diz que veto prova que ministra é “erro de casting”

Carlos Abreu Amorim fala em “trapalhada” para classificar o estatuto da GNR hoje vetado por Marcelo. E defende que esta é mais uma prova de que Constança Urbano de Sousa é um “erro de casting” no Ministério da Administração Interna (MAI).

"O grupo parlamentar do PSD lamenta que uma área tão sensível como é a da soberania e da GNR esteja envolvida numa trapalhada", reagiu o deputado social-democrata Carlos Abreu Amorim, lamentando que a ministra da Administração Interna tenha insistido em fórmulas que já há 10 anos levou a um veto presidencial.

"São problemas que já não são novos", vincou Abreu Amorim, recordando que há 10 anos houve um veto de Cavaco sobre a mesma matéria "e com uma fundamentação muito semelhante" àquela que foi usada hoje por Marcelo Rebelo de Sousa para justificar o veto ao novo Estatuto da GNR.

Para Carlos Abreu Amorim, este caso soma-se à forma como a ministra lidou com os incêndios, "à trapalhada no estatuto sindical da PSP" é às falhas de segurança no aeroporto de Lisboa e é a prova de que Constança Urbano de Sousa é "um erro de casting" no MAI.

Para já, o PSD Ainda não avança com um pedido para que a ministra venha ao Parlamento dar explicações. "Ainda não foi tomada essa decisão", afirmou Abreu Amorim. Mas os sociais-democratas acreditam que Constança Urbano de Sousa "vai ter de dar explicações ao país e ao Presidente" sobre o Estatuto da GNR.