Marcelo diz que “formaria um governo com outras pessoas”

“Cada primeiro-ministro escolhe a organização de governo que entende que é a melhor naquele momento e depois escolhe as pessoas que são mais adequadas do seu ponto de vista”, afirmou o chefe de Estado.

O Presidente da República disse que não queria comentar a constituição do novo governo liderado por António Costa. No entanto, muito ao género de Marcelo Rebelo de Sousa acabou por fazê-lo.

"Cada primeiro-ministro escolhe a organização de governo que entende que é a melhor naquele momento e depois escolhe as pessoas que são mais adequadas do seu ponto de vista. Eu não sou primeiro-ministro, sou Presidente da República, portanto, não sou eu que tenho de formar o governo”, começou por dizer.

No entanto, acrescentou: “Como primeiro-ministro, formaria certamente um governo noutra área política e com outras pessoas, mas não existe esse filme".

Sobre a redução em 20% do número de ministros, voltou a reiterar que ao primeiro-ministro que cabe a decisão de "se quer uma equipa muito longa ou uma equipa mais curta" e se esta deve ou não ser "mais centralizada na liderança e constituída por pessoas mais próximas".