‘Uns são filhos, outros enteados’, conforme o Estado-Membro é considerado amigo ou inimigo! Para a Presidente da Comissão alguns Estados são considerados inimigos!
Foram e são alemães algumas das figuras políticas que mais influenciaram os destinos da Europa, tal como a conhecemos hoje: Konrad Adenauer, Willy Brandt, Helmut Schmidt, Helmut Kohl e Angela Merkel
Dá que pensar porque um texto que Fico devia ter exigido fosse endurecido e bem mais concreto, acabou por ser ainda mais suavizado, e como foi possível o primeiro-ministro Fico aprová-lo?
Esta semana alguém disse não se compreender como 500 milhões de europeus suplicam encarecidamente a 300 milhões de americanos que os defendam de 140 milhões de russos! Visto doutro prisma, como a Europa, uma potência económica 10 a 12 vezes mais forte que a Rússia, receia um confronto com esta
Mas não foi só o Bayern que andou mal. Ainda pior é que, na Alemanha e no resto da Europa, praticamente ninguém se insurgiu contra Hoeness.
A Merz faltou a determinação e a convicção de Luís Montenegro.
Cabo Verde orgulha-se de ser universalmente reconhecido como ocupando um lugar do pódio no seu Continente!
Este não foi um acidente como os outros: é caso para o Tribunal Criminal Internacional.
Como é que se aceita que uma conta Tik Tok ativada a 11 de novembro decidiu uma eleição a 24 de novembro, em apenas 13 dias, num país de quase 20 milhões de cidadãos?
António Costa tem a enorme vantagem de conhecer bem os seus colegas no Conselho Europeu, de poder dar um novo ímpeto ao que é urgente.
Em contraponto a este desalento geral, uma merecida palavra de satisfação pela seleção feita por Luís Montenegro, pela relevância da pasta que foi conferida à candidata portuguesa, e pela prestação de grande sucesso de Maria Luís Albuquerque na sua Audição.
Depois da estrondosa vitória de Trump, a UE mudou drasticamente de ajudaremos a Ucrânia ‘as long as it takes’ para ‘as much as we can’! O ‘que for preciso’ passou a um realista ‘tanto quanto pudermos’! Está tudo dito!
Os Comentadores e Jornalistas insistiam em difundir, conscientemente, o que era o seu wishful thinking! Não a realidade! Não a verdade da informação de que dispunham!
Nos EUA, na terça-feira, terão lugar as eleições Presidenciais. No Parlamento Europeu, começam as tão esperadas Audições dos 26 candidatos a Comissários.
O Tribunal Constitucional da Roménia recusou a candidatura de um candidato presidencial, embora a candidatura cumprisse todos os requisitos legais.
Um exercício que deveria ser transparente e produtivo servirá apenas para ratificar o que foi antecipadamente combinado entre as coligações maioritárias no Parlamento Europeu.
O que justifica ir buscar alguém ‘fora do sistema’ é o sentimento de frustração com ‘o estado a que isto chegou’, a falta de esperança num futuro sempre adiado.