Como é que, numa sociedade de informação como a nossa, não sabemos ainda por que razão a Península Ibérica ficou às escuras?
O alerta surge na sequência do apagão de há uns meses, que expôs falhas nos sistemas eletrónicos. Para o Banco de Portugal, o dinheiro físico não é só um meio de pagamento, mas uma “rede de segurança” para quando a tecnologia falha.
A Porto Editora revelou as dez palavras mais marcantes do ano, escolhidas entre mais de 6.500 sugestões enviadas pelos portugueses. Votação decorre até ao final de novembro.
“O retardamento na chamada do 112 e as fragilidades do sistema de comunicações de emergência, poderão ter comprometido a possibilidade de uma intervenção médica mais eficaz”, lê-se no documento da IGAS.
Governo prolongou o prazo para IRC devido ao impacto do ‘apagão’.
Segundo a REE, o apagão resultou de uma série de circunstâncias que se acumularam e desembocaram num problema de sobrecarga de tensão que levou à paragem em cascata das instalações de produção de energia
Alguns especialistas ‘culpam’ a forte dependência de Espanha, mas há quem aponte o dedo ao peso das renováveis. Esta é a primeira parte de um dossier dedicado ao tema da energia.
“A dimensão do problema é que foi de tal ordem violenta que não existem medidas mitigadoras possíveis para estancar na fronteira”
Em caso de apagão prolongado, a maioria das autarquias só têm reservas de água para poucas horas – e muitas dependem da capacidade dos geradores para manter o abastecimento. Especialistas dizem que a falha que atingiu a península Ibérica mostra que a resiliência do sistema de abastecimento precisa de ser reforçada.
Apagão interrompeu temporariamente o último dia do Festival de Cannes e deixou mais de 160 mil casas sem luz.
Causa terá sido um incêndio num transformador elétrico.
Pedido teve como objetivo permitir à gestora das redes nacionais recolher informação à qual ainda não tinha tido acesso.
A expectativa de ‘segurança absoluta’ em eventos como o apagão de 28 de abril é irrealista. Não há risco zero em sistemas elétricos complexos
O dia do apagão foi como um regresso à Pandemia. Com a vantagem de estarmos desligados da eletricidade e da internet.
Um corte generalizado no abastecimento elétrico deixou na segunda-feira da semana passada Portugal continental, Espanha e Andorra praticamente sem eletricidade e também uma parte do território de França
Um apagão de cerca de 12 horas voltou a recordar-nos a importância dos vizinhos
A singularidade do nosso contexto implica que, sem alarmismos exagerados, devemos preventivamente ter alternativas pelo menos por 48 ou 72 horas
Deivid nunca tinha tido o estabelecimento cheio e faturou mais do dobro daquilo a que está habituado. Anabela admite que em 30 anos de trabalho, nunca tinha vendido tanta cerveja. Já Leali afirma que não parou durante nove horas.
Sobre as críticas à atuação da Proteção Civil, o primeiro-ministro disse que este organismo “funcionou e funcionou muito bem”.