O presidente da Iniciativa Liberal anunciou, esta quinta-feira, que o partido vai propor a constituição de uma comissão de inquérito à Efacec.
Rui Rocha defendeu, em entrevista à TSF e ao Diário de Notícias, que os portugueses têm que ser esclarecidos” sobre o negócio e lançou ao PS, que tem maioria absoluta, o desafio de viabilizar a comissão de inquérito.
“Faço também um desafio ao PSD porque o PSD, ao contrário da Iniciativa Liberal, tem a possibilidade depois de avançar com uma comissão de inquérito potestativa. Portanto, eu desafio o PSD para votar favoravelmente a este requerimento da Iniciativa Liberal e, se o PS chumbar, para não se acobardar neste tema e usar os meios que tem ao seu dispor para que os portugueses possam ser esclarecidos”, sublinhou.
Recorde-se que o ministro da Economia anunciou, na terça-feira, que o Estado vai injetar mais 160 milhões de euros na Efacec, cuja venda à alemã Mutares já foi concluída.
António Costa Silva disse, no mesmo dia, que a Mutares injetará 15 milhões de euros em capital e 60 milhões de euros em garantias.