Conselho de Ministros. As novas medidas, da agricultura à saúde

Governo aprovou um conjunto de medidas para promoção de emprego, no valor de 300 milhões de euros que são direcionadas para jovens qualificados.

O Governo aprovou uma série de novas medidas em várias áreas como a saúde, agricultura, emprego ou transportes. No total somam-se 18 novas medidas.

Entre elas estão anunciados 300 milhões de euros para os agricultores até 2030, o que corresponde a 60 milhões por ano. O objetivo é «dar previsibilidade e estabilidade».

Foi ainda aprovado um diploma para extinguir Administrações Regionais de Saúde. António Leitão Amaro, ministro da Presidência, diz que esta medida vai «concretizar algo que estava prometido há muito e não feito».

O Governo aprovou ainda um conjunto de medidas para promoção de emprego, no valor de 300 milhões de euros que são direcionadas para jovens qualificados. O objetivo é reter talento no país, e imigrantes.

Entre as novas medidas acrescenta-se o poder de fixar as tarifas da água que vai voltar para a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) a partir do ciclo de 2026.

A criação da rede coordenada pelo IEFP para apoiar integração de imigrantes ou os 153 milhões para financiar ensino artístico especializado são outras medidas anunciadas.