Em 2015, o SOL esteve em Benguela, em Angola, à procura das salinas que tanto dinheiro tinham dado a Carlos Santos Silva, o testa de ferro de José Sócrates. A publicação da reportagem caiu como uma bomba na ESCOM (do GES). Como revelam as escutas que o SOL republica agora.
O julgamento da Operação Marquês deverá ser retomado com a audição de uma testemunha fundamental para a acusação: Pedro Ferreira Neto, antigo administrador da ESCOM (do Grupo Espírito Santo).
As diligências realizadas esta terça-feira pelas autoridades francesas foram acompanhadas pelo procurador Rosário Teixeira, à distância, e por uma equipa de uma dezena de elementos da Direção de Finanças de Braga, liderada pelo inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva
“Esta ação coordenada teve como objetivo recuperar provas úteis para a investigação em curso”, enfatizou o responsável da Procuradoria Nacional Financeira em comunicado, especificando que “mais de 14 milhões de euros” foram apreendidos em contas bancárias, “bem como veículos e bens de luxo”
Magistrada justificou não ter alternativa à suspensão do julgamento. Fonte do MP reconhece que prescrição dos eventuais crimes de corrupção de Vale de Lobo ‘é inevitável’.
Dois antigos assessores de José Sócrates são suspeitos de ter angariado negócios para o ex-primeiro-ministro. Um deles é Vítor Escária, em cujo gabinete em S. Bento foram encontrados, em novembro de 2023, 75.800 euros em dinheiro vivo.
Ex-primeiro-ministro negou em tribunal ter jantado em casa de Ricardo Salgado, em Cascais, mas os registos de localização do seu telemóvel desmentem a sua versão
Entrevista com o jornalista Joaquim Vieira, autor da biografia não autorizada do ex-primeiro-ministro e fundador do Expresso e da SIC, em que se recordam as suas origens e o seu percurso político e como patrão dos media.
Em resposta ao Nascer do SOL a PGR confirmou que «remeteu ao coordenador do MP junto do STJ e aos procuradores-gerais regionais o pedido formulado pelo juiz desembargador com a indicação para informarem diretamente o requerente sobre a existência de inquéritos em curso, ou arquivados, e respetivo número».
Lígia Correia, Célia Tavares e Fernanda Câncio serão confrontadas com escutas comprometedoras e com o circuito que o dinheiro fazia antes de lhes chegar às mãos.
São 141 os crimes que o MP diz terem sido praticados pelo falso advogado de Braga que se dizia também fidalgo. O reputado causídico sem licenciatura escondeu o património e tenta ganhar tempo.
Hugo Neto, procurador na Operação Influencer, passou a integrar a equipa do MP no julgamento de Sócrates
Vítor Fernandes, suspeito de envolvimento no esquema de Luís Filipe Vieira que deu origem à Operação Cartão Vermelho e que causou perdas de 40 milhões ao Novo Banco, está entre os nomes que deverão receber bónus milionários pela venda da participação da Lone Star
Na Justiça, conhece os quatro cantos da casa. Mas foi enquanto diretor do DCIAP que deu que falar. É um caso raro. Quase a completar 70 anos e já jubilado, aceitou o desafio para voltar à labuta. Ao leme da PGR, há quase um ano, começa agora a ser contestado.
Pedro Cardigos será o primeiro inspetor a depor sobre as movimentações estranhas nas contas do antigo primeiro-ministro.
Numa corrida contra o tempo, médicos e técnicos forenses de Coimbra, Tomar e Porto, especializados em desastres em massa, ofereceram-se para ajudar.
Cantou, fez teatro, cinema e até jornalismo. Aos 87 anos vive na Casa do Artista e recordou uma vida que parece um romance de cordel. Do casamento com um homem que lhe batia à viagem a Angola em que aprendeu a gostar de uísque com gelo, fala de tudo, sem esquecer as inquietações atuais.