O Presidente da República (PR) não irá vetar ou atrasar a promulgação da lei das 35 horas, assim que esta lhe chegar às mãos no início de junho – apurou o SOL junto de elementos próximos do Presidente. Em Belém, garantiram ao SOL que a interpretação feita por Marques Mendes na SIC, no seu programa…
São cerca de 115 mil os funcionários públicos que têm contrato individual de trabalho e não irão beneficiar, por isso, a partir de julho, da redução das 40 para as 35 horas no horário semanal de trabalho.
O balanço de Passos Coelho para os 6 meses do Governo é arrasador. Além do quadro negativo da evolução da economia, este foi um semestre de “retrocesso democrático”, disse Passos Coelho numa declaração esta tarde na sede do PSD. O líder da oposição retrata o atual primeiro-ministro como um refém da maioria de esquerda e…
Há dois anos, a luta entre a moção E (herdeira da tendência da UDP, de Luís Fazenda, Joana Mortágua e Pedro Filipe Soares) e a moção U (de João Semedo, Catarina Martins, Marisa Matias e Jorge Costa) foi para lá de renhida. A moção mais esquerdista teve apenas menos oito votos que a vencedora, afeta…
No Congresso que consagrou António Costa e deu início à sua original caminhada para a governação do país, António Costa apontou à esquerda e rejeitou o Bloco Central, que comparou a um “pântano”. O novo líder socialista não foi, porém, levado muito a sério nessa aparente profissão de fé por uma esquerda nova, dado que…
Reeleito para o quarto mandato como líder da maior estrutura sindical da Educação, rejeita o epíteto de radical. E apela à direita para se habituar ao facto de já não mandar no país.
A Geringonça é agora também o nome de um blogue. Criado no início de abril, está cada vez mais presente na torrente de informação e contrainformação que alimenta o debate político nas redes sociais. Nesta geringonça, o PCP ainda não entra. Ou melhor, no blogue pontuam nomes do PS e do BE, de João Galamba…
O PR promulgou a lei que evita a execução da casa de família por dívidas ao fisco, mas expressa no texto da promulgação a vontade que a proteção aos cidadãos pudesse ser mais completa. Uma lei que foi rejeitada apelas pelo PSD, que a considerou uma forma de fazer “um perdão fiscal encapotado”, enquanto o…
É catedrático no ISEG, colaborou no cenário macroeconómico do PS e, antes das eleições, foi dado como possível ministro das Finanças. Integra agora, com Francisco Louçã, Ricardo Paes Mamede e outros economistas, o grupo de trabalho entre o PS e o BE para reduzir encargos com a dívida.
O início da moção subscrita pelas duas principais tendências do BE para a Convenção do partido que tem lugar no último fim de semana de junho, em Lisboa, dá logo o tom: invoca «raízes na Revolução de 1974-75» e procura «um programa alternativo, ecologista e feminista de desobediência aos poderes que nos impõem a austeridade…
O Bloco de Esquerda vai passar a ter um Secretariado, órgão que partilhará com a Comissão Política a tomada de decisões no partido. Esta co-existência de dois órgãos na gestão política corrente – Comissão Política e Secretariado – é característica do PCP. No PS, também há uma comissão política, mas tem uma função diferente, reunindo com menor regularidade,…
De Roma, onde está em visita oficial, Marcelo Rebelo de Sousa comentou as palavras de Passos Coelho na entrevista que deu ao SOL. Marcelo “irradia felicidade”, disse o líder do PSD. Marcelo dá-lhe razão.
No primeiro Dia do Trabalhador da nova maioria de esquerda que governa o país, António Costa fez uma declaração em que apela a “uma mobilização muito forte em defesa desta política, que tem muitos adversários, não só internos, como externos”.
Como Mark Twain disse em relação às notícias da sua morte, também o Bloco de Esquerda pode dizer que o anúncio do fim das causas fraturantes foi manifestamente exagerado. O partido está a fazer prova de vida, com um novo pacote de medidas que inovam costumes e abalam o status quo político-social. Com ele vem…
Javier Martín está em Lisboa há menos de dois anos, mas teve sorte com a época em que saiu de Espanha pela primeira vez para ser correspondente num país estrangeiro – a sua carreira jornalística, iniciada nos alvores dos anos 80, já é longa. «Contigo descobrimos Portugal», disseram-lhe amigos e colegas. Começou a escrever sobre…
Demissões, ministros a ‘abanar’, polémicas e trapalhadas. Os últimos sete dias do Governo foram os piores e a próxima semana traz vários testes à solidez do Executivo.
O clima de contestação ao ministro da Defesa acalmou com a nomeação do novo Chefe de Estado-Maior do Exército (CEME), tenente-general Rovisco Duarte. Mas o levantamento militar por causa da demissão do general Carlos Jerónimo não é um caso encerrado. Está a ser planeado um «gesto que dê nota do apreço» pelo ex-CEME que se…
É uma mera rotunda na estrada que passa em frente à loja do IKEA, em Alfragide. Mas a Praça Hugo Chávez, inaugurada com alguma pompa esta terça feira no concelho da Amadora, deixa o CDS indignado. “Uma enorme vergonha para a Amadora”, considera o ex-deputado centrista Michael Seufert. A câmara é socialista.
O PEC – a sigla pela qual ainda é conhecido o Programa de Estabilidade – ainda não está fechado. Bruxelas insiste na flexibilização do mercado de trabalho, questão que o Governo recusa.