Socialistas defendem diálogo “sem radicalismos” e acusam direita de se alinhar com posições extremadas.
O presidente do IDL (Instituto Amaro da Costa) explica na Entrevista Imprevista ao Nascer do SOL porque as divergências com Paulo Portas foram superadas, tudo em nome do CDS/PP. O antigo líder reconhece ainda que ‘o apelido Monteiro talvez não entusiasmasse muito alguns salões preenchidos por coisa nenhuma’.
Numa conversa inquieta, Adolfo Mesquita Nunes, autor de Algoritmocracia (D. Quixote), fala sobre a tirania do algoritmo, o desaparecimento dos moderados e a lenta erosão das instituições democráticas.
Trabalhou numa discoteca, foi dominicano e acabou como vice-presidente da Câmara de Lisboa. Adora verde tinto, as festas populares do Alto Minho e gostou muito de conhecer o Papa Francisco.
O PSD, sozinho ou em coligação, foi o grande vencedor das autárquicas 2025. O CDS manteve as suas seis câmaras, o PS perdeu a Associação Nacional de Municípios e o Chega ficou aquém das suas próprias previsões.
No mês passado, desfiliou-se do CDS-PP, alegando discordância com a atual direção do partido.
A coligação com CDS e IL está anunciada, mas as negociações ainda decorrem e o essencial ainda está em cima da mesa. CDS pode ficar com a presidência da Assembleia Municipal se apresentar um nome feminino.
Acordo será formalizado na próxima semana.
Nuno Melo garante que o reforço no investimento em defesa vai trazer ganhos para a economia e a industria portuguesas. Quanto à meta dos 3,5% do PIB em 2035, dá maior ênfase a reavaliação que acontecerá em 2029.
Confrontados sobre o porquê de o debate desta noite não ser entre Rui Tavares e Luís Montenegro e Rui Tavares, o primeiro a responder foi Nuno Melo.
Juízes consideram que com a retirada das palavras Aliança Democrática da denominação já não há risco de confusão com coligações anteriores
O anúncio é feito dois dias depois de o Tribunal Constitucional ter recusado a denominação ‘AD – Aliança Democrática – PSD/CDS’ .
Como é habitual em vésperas de eleições há deputados com receio de não permanecer e discussões sobre as melhores estratégias. JPP deve entrar no Parlamento.
Presidente do PSD disse estar estupefacto com as críticas da oposição. “Parece que quem está com medo de debater é quem apresenta problemas à participação do presidente do CDS nos debates”, afirmou Montenegro.
Aliança entre PSD e CDS garante governação regional, aprovação de orçamentos e abre caminho para coligações eleitorais futuras. Lista dos membros do Governo é apresentada esta sexta-feira ao Representante da República. Uma novidade: JPP cresce e pode conquistar o primeiro deputado nacional nas legislativas de maio.
Gonçalo da Câmara Pereira só aceitaria manter-se na Aliança Democrática se PPM tivesse lugar elegível, considerando que não faz sentido de “três partidos, só dois terem representação”.
Com um deputado em falta, o CDS pode ser a solução mais fácil para Albuquerque conseguir a maioria absoluta de 24 deputados para poder governar
Neste cenário, o CDS pode ser a solução mais fácil para Miguel Albuquerque conseguir maioria (24 deputados).
Em equipa que ganha não se mexe, pelo menos, essa é a ideia do PSD, que quer nos próximos dias fechar um acordo idêntico ao que formou a AD que concorreu às últimas eleições. Tudo estará definido até à próxima quarta-feira data para fechar as listas de deputados.