A “aluna brilhante” de Marcelo Rebelo de Sousa que passou do Governo ao parlamento e agora quer conquistar Lisboa. Há quem a chame “conflituosa”, mas ela prefere “determinada”. Conheça Alexandra Leitão, o braço direito de Pedro Nuno Santos e candidata à autarquia.
Em pequenas localidades como Vila Maior ou Pigeiros, o sentimento de abandono é o combustível para movimentos cívicos que anseiam por proximidade e representatividade. Projeto-lei para desagregação das freguesias foi aprovado na sexta-feira no Parlamento
Nos ‘países ricos’, a geração baby boomer está a beber mais álcool, a consumir mais drogas e a fazer sexo desprotegido e casual. A conclusão é de um estudo divulgado pela revista The Economist.
Rita Matias (CH), Sofia Pereira (PS) e Catarina Marinho (CDS). O que têm em comum três mulheres na política? Do aborto à imigração, saiba o que pensam as jovens promessas das ‘jotas’.
O atual presidente da Câmara da Figueira da Foz confirmou a recandidatura à autarquia, que lidera desde 2021, pelo movimento independente ‘Figueira a Primeira’, mas desta vez em «coligação com o PSD».
São 365 cartas que prometem “baralhar” a mente e tornar qualquer jantar de amigos mais interessante. O objetivo é trocar o scroll infinito nas redes sociais por conversas profundas. Isabel Saldanha, uma das criadoras do jogo, escolheu a dedo 12 temas e questões provocadoras, em que ganha quem tiver o melhor argumento
2025 marca um novo capítulo na corrida contra o aquecimento global. Fenómenos como inundações, incêndios, calor extremo e seca estão entre os desafios ambientais para este ano. O relógio climático não pára: restam apenas quatro anos para agir.
Prevê-se um bom ano para as Forças Armadas, com uma subida de 11% do orçamento para 2025 e aumentos salariais. Governo aponta Defesa como ‘prioridade europeia’.
Orçamento do Ministério do Ambiente prevê mais de 2,5 mil milhões de euros, mas medidas anunciadas «podem não ser suficientes».
O silêncio presidencial, que evitou abordar a moção de censura que derrubou o Governo Regional, levanta questões sobre o papel do Presidente como mediador em tempos de crise.
Além de Rui Moreira, no Porto, há outros quatro municípios dirigidos por movimentos independentes que terão de mudar de presidente em 2025.
Ao concluir o seu último mandato, Carlos Carreiras deixa uma marca mista em Cascais. Um legado de inovação e desenvolvimento, mas envolto em polémicas.
Chega ao fim o mandato do independente que transformou a cidade Invicta. Dos conflitos com Rui Rio ao caso Selminho, RuiMoreira deixa para trás um legado marcante
A menos de um ano das eleições, antigos protagonistas da política local preparam o regresso. Maria das Dores Meira avança como independente em Setúbal, Luís Mourinha volta à corrida em Estremoz, apesar do passado judicial e Ricardo Sousa renova dinâmicas no tabuleiro político
Aos 4 anos, Clarisse Rodrigues recebeu, por engano, o primeiro pai natal de uma coleção que hoje conta com mais de 10 mil exemplares. A paixão pela simbólica figura do Natal, que começou com um presente inesperado, transformou-se na maior coleção de pais natais do país, que pode ser vista até 5 de janeiro no…
O ano de 2025 marca uma viragem no poder local, com mais de um terço dos presidentes de câmara impedidos de se recandidatar devido à lei de limitação de mandatos. Enquanto autarcas de longa data encerram os seus ciclos, com o Rui Moreira no Porto, os ‘dinossauros’ preparam-se para voltar à corrida eleitoral.
É uma norma que consta no estatuto dos militares. O artigo 152 determina que um militar eleito Presidente, volta ao ativo, mesmo que esteja reformado. Se chegar a Belém, Gouveia e Melo volta a ser almirante.
Onze anos depois da polémica ‘Lei Relvas’, a desagregação pode fazer renascer 274 freguesias até 2025. Marcelo já disse ser contra reformas em vésperas de eleições. O desfecho só será votado em janeiro.
Em 11 de março de 2023, treze militares recusaram-se a embarcar no NRP Mondego alegando falta de segurança. Agora que o navio está em manutenção, o advogado dos marinheiros receia perder as provas