Avatar de Gonçalo Venancio

Gonçalo Venancio


  • Corrida à Inteligência Artificial

    ‘Disrupção’ e ‘exponencialidade’  não são palavras familiares. Mas se há uma certeza quanto ao futuro, é que elas farão parte dele. 

    Corrida à Inteligência Artificial

  • Euro grande em União pequena

    Era uma reunião do G-10. Em Roma. Estávamos em 1971 e John Connally era Secretário do Tesouro de Richard Nixon. Os ministros das finanças europeus precisavam de conhecer o plano de Connally para travar a exportação da inflação americana. A resposta do texano a quem, vá-se lá saber porquê, chamavam ‘furacão’, sobre a política monetária…

    Euro grande em União pequena

  • Merkel, Trump, kaputt

    A conceção que Trump tem da política coloca Merkel como antagonista. A Alemanha não é um parceiro nem um aliado. É um adversário. Sobretudo em três áreas políticas de enorme sensibilidade.

    Merkel, Trump, kaputt

  • Trump first

    A Arte da Negociação (1987) é uma epopeia biográfica dos vastos talentos do Presidente americano. Donald Trump quer o pedestal de Sun Tzu: o primeiro está para o negócio como o segundo está para a guerra. Nas mini-recensões de contracapa, lugar de elogio fácil, lê-se que Trump «é um negociador no mesmo sentido em que…

    Trump first


  • Europeus por sua conta

    Há pouco mais de um ano, num comício em Munique, a chanceler Merkel sacudiu as relações transatlânticas com a constatação do óbvio: «O tempo em que podíamos contar com os outros acabou. Os europeus têm mesmo de agarrar o destino com as suas próprias mãos». A cimeira da NATO estilhaçou as ilusões que restavam: chantageados,…

    Europeus por sua conta

  • O projeto populista

    O grande obstáculo no caminho dos populistas tem sido Angela Merkel

    O projeto populista

  • Alexandria e a América

    Nas primárias para as eleições intercalares de novembro, os moderados estão em dificuldades. A vida em Washington tenderá a tornar-se ainda mais desagradável e brutal depois delas.

    Alexandria e a América

  • Cinco estrelas em Roma, menos uma em Bruxelas

    Ennio Flaiano, um dramaturgo, dizia que a situação de Itália «é sempre grave mas nunca é séria». O passado prova-o.  Em 1987 já Itália elegia Cicciolina para o Parlamento – a ítalo-húngara que na memória dos leitores não millennials é relacionada com a indústria de filmes para adultos.  Em 1994, Roma era conquistada pelo imperador…

    Cinco estrelas em Roma, menos uma em Bruxelas


  • Pergunte ao Lenine

    Jeremy Corbyn é um comunista? Jeremy Corbyn é Marxista? Jeremy Corbyn é antissemita? Como é que posso votar em Jeremy Corbyn?

    Pergunte ao Lenine

  • A Política e a Inteligência Artificial

    Cinquenta por cento dos empregos atuais já estão a ser (e, se não estão, vão ser) severamente afetados pela tecnologia. 

    A Política e a Inteligência Artificial

  • A Europa vai à tropa

    A vida dos recrutas durante a instrução militar não é a coisa mais agradável do mundo. Quem já lá passou sabe. Mas servir o país implica fazer sacrifícios. Ou implicava. Numa tentativa limite de cativar os jovens para a causa militar, o exército belga propõe uma experiência menos exigente: terminado o treino diário, os recrutas…

    A Europa vai à tropa

  • Matrioska diplomática

    1. Will Durant, um historiador americano e Pullitzer, entendia a diplomacia como a arte de não dizer nada, especialmente quando se fala. Por esta medida, a aparição de Augusto Santos Silva na SIC foi uma demonstração exemplar da arte diplomática.  O não alinhamento português com os seus parceiros tradicionais do espaço euro-atlântico no caso Skripal…

    Matrioska diplomática


  • Ocidente, Rússia e a linguagem do poder

    Em 2009 as relações dos Estados Unidos com a Rússia são tensas. Acabada de chegar à liderança do Departamento de Estado, Hillary Clinton reúne-se com o homólogo russo.

    Ocidente, Rússia e a linguagem do poder

  • Da Igreja Universal da Neutralidade de Género

    Se Neil Armstrong pisasse a lua hoje, ele nunca podia ter dito o que disse. «Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade». Oh… seria imediatamente alvo de censura pela patrulha do politicamente correto. A frase não é inclusiva e não reflete a neutralidade de género. Ridículo? Não. É assunto sério. 

    Da Igreja Universal da Neutralidade de Género

  • Discurse como um populista

    O populismo está bem e recomenda-se em muitas latitudes. Com eleições importantes em 2018 – como na Rússia ou em Itália, nos Estados Unidos ou na Venezuela – preparemo-nos para uma retórica afiada, uma boa dose de choque e uma pitada de pavor. Como discursa um populista? Guia simples para os interessados.   

    Discurse como um populista

  • Lula e o golpe

    Mandela foi preso e depois virou Presidente. Lula foi Presidente e pode virar preso

    Lula e o golpe


  • Retornados da Jihad

    Graeme Wood é jornalista da revista The Atlantic, e há uns anos traçou o perfil do sistema de crenças do Daesh.

    Retornados da Jihad

  • Trump, Oprah e os EUa (com ‘a’ de artista)

    O discurso de Oprah permite fazer duas avaliações sobre a dinâmica do processo político americano. 

    Trump, Oprah e os EUa (com ‘a’ de artista)

  • Médio Oriente: Irão mudar?

    Mashhad não é um lugar qualquer. A cidade que viu nascer o Aiatola Khamenei e que o ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad rotulou como «a capital espiritual do Irão», é sítio de peregrinação obrigatório para os xiitas. 

    Médio Oriente: Irão mudar?