Avatar de Jorge Filipe de Almeida

Jorge Filipe de Almeida


  • A linha vermelha de Putin

    A questão ucraniana é para a Rússia um assunto de segurança vital que pode estar a poucos passos de se tornar num casus belli. Uma possível intervenção militar no território vizinho foi evocada sem muitos rodeios pelo Kremlin.

    A linha vermelha de Putin

  • O Infante D. Henrique. O rosto esclarecedor do ‘Homem de Chapeirão’ (2)

    Oretrato do infante de Sagres num folio da Crónica dos feitos da Guiné, de Zurara, e a datação colocada pelo copista podem revelar-se providenciais para ver os Painéis de Nuno Gonçalves à luz da razão.

    O Infante D. Henrique. O rosto esclarecedor do ‘Homem de Chapeirão’ (2)

  • O Infante D. Henrique. O rosto esclarecedor do ‘Homem de Chapeirão’

    Com o início do restauro do políptico de Nuno Gonçalves previsto para o dia 1 de junho, evocamos uma das suas figuras centrais, o Infante D. Henrique, e recordamos um pouco da história destas esplêndidas pinturas conservadas no Museu Nacional de Arte Antiga.

    O Infante D. Henrique. O rosto esclarecedor do ‘Homem de Chapeirão’

  • O vírus da geoestratégia

    A escalada para a arma nuclear afigura-se como uma eventualidade quase certa no caso de um conflito que envolva as grandes potências. Debelada a pandemia de 2020, uma boa dose de realismo nas relações entre os Estados – pouca retórica e freio nas ambições – será benéfica para afastar perigos maiores.

    O vírus da geoestratégia

  • O fruto amargo da guerra

    Por Jorge Filipe de Almeida


  • A Adoração dos Magos na florença dos médicis

    «Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, chegaram a Jerusalém uns magos vindos do Oriente. E perguntaram: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.”  […] E a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que,…

    A Adoração dos Magos na florença dos médicis

  • O menino salvo das bombas

    Em 1944, a catedral de Friburgo sobreviveu quase miraculosamente aos bombardeamentos britânicos. Graças a essa feliz ocorrência, ainda hoje podemos contemplar, no seu contexto original, o altar de Hans Baldung com cenas da vida da Virgem.

    O menino salvo das bombas

  • Para quê acicatar o touro?

    É aparente que a vida política norte-americana está disfuncional. No entanto, a culpabilização simplista da atuação do Presidente Trump não vai  ao fundo da questão. A eleição de Donald Trump – facto que, um ano já decorrido, ainda guarda qualquer coisa de surreal para grande parte da elite política americana – é mais sintoma do…

    Para quê acicatar o touro?

  • Apelo ao Presidente da República para que uma situação insólita seja corrigida

    «Os seus três contributos mais importantes são a decifração da inscrição na bota de D. Afonso V; a identificação como Infante D. Fernando da figura que antes se pensava ser S. Vicente; e a descodificação da iconografia da cena como uma representação de uma celebração em memória do príncipe defunto, trazendo a data de 1445.…

    Apelo ao Presidente da República para que uma situação insólita seja corrigida

  • Catalunha. Desgraçadamente, não terão aprendido nada…

    A sequência de notícias que chegam em acelerando da vizinha Espanha convida-nos a reabrir os livros de História, procurando num ou noutro episódio da gesta secular dos nossos irmãos ibéricos a chave para a compreensão do tempo presente ­– é a perspetiva histórica que nos auxilia a não tomar a nuvem por Juno. E são…

    Catalunha. Desgraçadamente, não terão aprendido nada…